Brandy saiba como surgiu o charme dessa bebida

Brandy, palavra deriva de brandywine, do Holandês brandewijn que significa "vinho ardente" - termo geral para o vinho destilado, normalmente com 40-60% de etanol por volume, enquanto o vinho comum tem entre 8 e 16%.
É um drink digestivo (after-dinner). É feita a partir de sucos de uvas ou outras frutas fermentadas.
No Brasil, o mais conhecido é o Conhaque, palavra de origem francesa (cognac), por ser produzido em uma região específica da França. Por isso não podemos confundir e chamar qualquer brandy de cognac e lembrar que nem todo brandy é feito a partir da uva!
História
A origem do brandy está associada ao desenvolvimento do processo de destilação.
Bebidas de alta concentração alcóolica já eram conhecidas na Babilônia, Grécia e Roma antigas. O brandy, como é conhecido atualmente, apareceu no século XII, ficando mais popular a partir do século XIV.
Inicialmente o vinho era destilado a fim de preservá-lo facilitando o seu transporte pelos mercadores. Esse processo também diminuía seu volume e ao chegar no destino, era adicionado água para voltar a concentração alcóolica. A bebida era transportada em barris de madeira, o que fez com que seus produtores percebessem que este processo resultava na melhora do sabor e do espírito da bebida, e desse processo iniciaram também o processo de envelhecimento e a obtenção de diferentes resultados com a utilização de diferentes madeiras.
Tipos de Brandy
American Brandy: origem americana, quase sempre da Califórnia. Marcas populares incluem Christian Brothers, Coronet, E&J, Korbel e Paul Masson.
Armagnac: produzido com as uvas da região de Armagnac no Sudoeste da França nas regiões Gers, Landes e Lot-et-Gordanne. O armagnac é fabricado, exclusivamente, com vinhos brancos, das castas: Folle Blanch, Saint-Emilion, Jurançom e Columbard enxertadas em cepas americanas. Esta bebida tem uma destilação, feita em alambiques próprios, de sistema contínuo (Patent-Still) e regulada de modo a obter-se um produto com graduação alcoólica de 52º. O envelhecimento processa-se em cascos de carvalho, em que a graduação de 52º baixa perto dos 40º.
Brandy de Jerez: é o brandy produzido na área de Jerez localizado na província de Cádiz no sudoeste da Espanha.
Cognac: produzido em Cognac, região específica da França. É duplamente destilado utilizando "pot stills". Marcas famosas de cognac incluem Hine, Martell, Rémy Martin, Hennessy, Ragnaud-Sabourin, Delamain e Courvoisier.
Lourinhã: localizada na região de Estremadura do ocidente português, é umas poucas áreas produtoras de brandy que receberam status como o Cognac e Armagnac.
South African: são brandies feitos quase exatamente como em Cognac, utilizando um processo de dupla destilação em pot stills de cobre seguidos por um envelhecimento em barris de carvalho por pelo menos três anos. Devido a isso, os brandies da África do Sul são de alta qualidade.
Apesar dos acima serem mais conhecidos, o brandy também é produzido em diversos outros países como Portugal, México, Alemanha, Bulgária, Geórgia, Armênia, Moldova e Itália.