Vinho dos Mortos? Já ouviu falar?

Turista participa da tradição do ‘vinho dos mortos’ enterrando garrafas de vinho entre os pés de uva, em São Roque
Os amantes da boa gastronomia têm uma atração peculiar para este fim de semana. Um dos pratos mais representativos da história de Portugal será servido no jantar deste sábado (20) na Quinta do Olivardo, em São Roque: a Truta à Transmontana, que virá acompanhada do ‘vinho dos mortos’.
A história que originou este prato é fascinante. Durante a invasão das tropas francesas às regiões de Trás dos Montes e Beira Alta, em Portugal, em plena Guerra Peninsular (1807), os lusitanos tiveram seus bens e alimentos saqueados pelos soldados. A truta, único alimento abundante na região, passou a ser um dos pratos principais da comunidade e eram preparadas de diversas formas, principalmente recheadas. Quando os invasores viam os peixes costurados, acreditavam que eles estariam envenenados e não comiam.
Já a tradição do ‘vinho dos mortos’ foi uma medida adotada pelos portugueses para preservar a bebida dos constantes saques franceses. Enterravam as garrafas no meio da pastagem, das plantações de uvas e debaixo das adegas. O que os portugueses não imaginavam é que esse armazenamento inusitado deu novas características ao vinho envelhecido, atraindo mais apreciadores.
Para reviver a tradição, Olivardo Saqui, proprietário da Quinta do Olivardo, convidará no sábado, às 19h30, alguns frequentadores para uma experiência singular: poder enterrar sua própria garrafa de vinho em meio aos pés de uva, perpetuando a tradição secular.
Como Chegar
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas têm validade até às 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.