Sabonete comum ou antisséptico? Você sabe qual usar?

Eu sou super alérgica a varios clarificantes e conservantes, principalmente.
Por conta disso, fui buscar informação pois os sabonetes antissépticos são bastante alergenicos. Meu trabalho é basicamente em cozinha e eu lavo as mãos o dia todo.
O Dr. Wagner Montor esclarece que, nas atividades diárias, lavar as mãos com água e sabonete comum costuma ser suficiente para a população geral.
Já para profissionais que realizam, por exemplo, procedimentos médicos e laboratoriais ou preparo de alimentos ou medicamentos, medidas específicas de higienização das mãos, podem ser adotadas, incluindo álcool gel e sabonetes antissépticos. "Sabonetes antissépticos, quando usados adequadamente, eliminam mais de 90% dos microorganismos. Isto a partir de testes padronizados, onde microorganismos em uma escala crescente de resistência são utilizados.
Se comparados aos sabonetes comuns, apresentam composição que garante maior eliminação destes microorganismos mais resistentes e têm ainda efeito residual, deixando as mãos protegidas por mais tempo", complementa o Dr. Montor.
Mas existe também outra questão relevante sobre o tema. De acordo com o professor, para alguns indivíduos, alguns sabonetes antissépticos podem causar alergia , além do que o uso frequente pode eliminar bactérias não-patogênicas que são benéficas, principalmente quando utilizados em áreas maiores, como no banho. Esta é uma questão relevante e discutida principalmente por dermatologistas.
Poirtanto, fui orientada a não utilizar sabonetes antissépticos durante o banho, por conta da grande área do meu corpo exposta a substancias que podem causar alergia. Outra orientação, foi alteranr sabonete antisséptico com sabonete comum ao lavar as mãos.
Saiba mais:
Professor of Biochemistry, Santa Casa de São Paulo Medical School
Biochemistry, Molecular Biology, Cancer
Verified email at fcmsantacasasp.edu.br