Como não cometer gafes ao comer com HASHIS (o famoso palitinho japonês)

A História conta que o hashi foi inspirada no movimento do bico da garça.
Existem diversas regras de etiqueta e tradição para utilizar os hashis. Para nós ocidentais é muito dificil conhecer e seguir todas as regras, mas há algumas gafes que devem ser evitadas se você for a um jantar de negócios acompanhado de japoneses .
A faca é considerada uma arma pelos japoneses por isso não é utilizada na hora da refeição.
Já o uso dos hashis é uma demonstração de paz ao se alimentar.
Se voce for comer em um restaurant japones e não sabe utilizer os hashis, coma com as mãos, é melhor do que usar talhares ocidentais.
Outras gafes é tomar missoshiru (sopa de soja) com colher, gesticular com o hashi na mão, arrastar a molheira de shoyu com o hashi, espetar o hashi no arroz. Esses pequenos deslizes podem passar despercebidos em um almoço ou jantar informal. Mas são gafes imperdoáveis de acordo com a etiqueta social japonesa.
Jamais espete os hashis na comida, este ato tem um sentido religioso. Quando os japoneses oram e acendem incensos nos oratórios nipônicos (butsudan) eles espetam os hashis na vertical.
Outra gafe a ser evitada, é passar a comida de seu hashi para o hashi de outra pessoa. Em um funeral japonês, após a cremação, os parentes costumam utilizar os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros.
Saiba mais sobre etiqueta na cultura Japonesa em: