Associação Pró-Cura da ELA e Netfarma se unem para impulsionar Desafio do Balde de Gelo no Brasil

A Netfarma, farmácia megastore digital, e a Associação Pró-Cura da ELA, anunciam uma parceria para implementar importantes ações que visam a conscientização da sociedade a respeito da Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa, progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores.
O Desafio do Balde de Gelo 2015 tem como mensagem “Todo agosto, até uma cura”, e participam da campanha os membros da Aliança Internacional de Associações de ELA/doença do neurônio motor - International Alliance of ALS/MND Associations.
Nas redes sociais, as ações que envolvem o desafio já estão acontecendo desde o início do mês e agora a Netfarma impulsiona esta atividade. Em uma página na Internet: www.netfarma.com.br/associacaoela , disponibilizadas agora pela farmácia, estão informações importantes sobre a doença, além da disponibilização para download da carteirinha que pode salvar a vida de pacientes com ELA em situações de emergência.
“Estamos, mais uma vez, trazendo a visibilidade da campanha do Desafio do Balde de Gelo no Brasil. Para este ano, já começamos mais estruturados, contando com parcerias importantes como a Netfarma, que visam gerar conscientização sobre a ELA, para o benefício de pacientes, cuidadores, familiares, médicos, todos os envolvidos”, afirma Jorge Abdalla, diretor presidente da Associação Pró-Cura da ELA.
A ELA ou Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores - as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada. Em torno de 2.500 pessoas são diagnosticadas com ELA anualmente no Brasil. A incidência em nosso país está entre duas a quatro em cada 100 mil pessoas e a prevalência é de que mais de 15 mil brasileiros sejam pacientes de ELA. A expectativa de vida desta doença é variável e muitas pessoas vivem com qualidade de vida por mais de cinco, dez e em alguns casos até vinte anos.
Mais da metade de todos os pacientes vivem mais de três anos após o diagnóstico.
“Junto à Associação Pró-Cura da ELA, esperamos ajudar a trazer mais conscientização sobre essa doença no Brasil. Lançamos hoje o desafio nas nossas redes sociais e desafiamos outras organizações a fazer o mesmo. O serviço online da Netfarma facilita a vida de pacientes e cuidadores, proporcionando maior independência. Estamos oferecendo descontos em medicamentos e produtos de uso contínuo usados pelos portadores de ELA”, afirma Diogo França, Relacionamento Social da Netfarma.
Além de trazer a comodidade da compra online aos pacientes, a Netfarma, em parceria com a Associação Pró-Cura da ELA, colocou em sua páginauma carteirinha especial, acessível e gratuita, para download. Elaborado pela Dra. Ana Lúcia Langer, o material traz informações sobremedicamentos, procedimentos de oxigenação, contraindicações entre outras, que podem salvar a vida de pacientes com ELA em uma emergência.
“Assim como aqueles que possuem alguma alergia a medicamentos devem andar munidos desta informação, para os pacientes de ELA é vital que o socorrista ou profissional da saúde saiba quais procedimentos seguir, pois é comum vermos erros nos primeiros socorros”, explica Abdalla.
Desafio do Balde de Gelo
O Desafio do Balde de Gelo iniciado em 2014, se tornou conhecido com a adesão de muitas celebridades que participaram da ação, tomando baldes de água gelada e fazendo doações em dinheiro para as associações em todo o mundo. No Brasil, a Associação Pró-Cura da ELA recebeu mais de meio milhão de reais em doações na ocasião. A verba foi investida em assistência social para os pacientes, por meio da compra de aparelhos que são emprestados aos pacientes que já judicializaram o pedido e não o conseguem em tempo hábil. Com a visibilidade, as iniciativas públicas e privadas também se mobilizaram para apoiar os pacientes.